PREÇO

Dirigir um EV é mais barato do que um carro a combustão

Ao contrário do que acontece com carros a combustão, o custo total de propriedade de veículos elétricos vem diminuindo. A previsão é que, até 2030, o custo de produção das baterias, por exemplo, caia pela metade¹. E mais: em alguns estados, veículos elétricos têm isenção total ou parcial de IPVA e desconto no seguro, além de não serem impactados pelo rodízio. Comparando o Chevrolet Bolt EUV a um SUV com preço semelhante, em 4 anos de uso é possível economizar aproximadamente R$ 110 mil - o equivalente a R$ 2.300 por mês!

¹Fonte: Kearney

Custo total de um SUV a combustão e um EV com preços semelhantes

Uso de um veículo por 4 anos e 56.000km na cidade de São Paulo.

*Seguro: estimativa com base em veículos da mesma categoria. Financiamento: diferença entre o valor de mercado e o Chevrolet Sempre 0,99% a.m. Combustível/Energia: gasolina/valor do Kw. IPVA: estado de SP. Rodízio: aplicativo de transporte 1x/semana.

AUTONOMIA

Veículos elétricos não têm grande autonomia

Considerando que 74% das pessoas dirigem até 50 km por dia na cidade, basta uma recarga completa para rodar uma semana inteira, ainda mais se o EV contar com sistemas de regeneração – como é o caso do Chevrolet Bolt EUV. A autonomia dos EVs mais modernos gira em torno dos 400 km a cada recarga completa, o que é suficiente, inclusive, para viajar tranquilamente. E mais: por conta do crescente interesse público e privado, já existem muitos corredores com estações de recarga rápida conectando grandes metrópoles, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba, por exemplo; atualmente, existem mais de 1.300 pontos de recarga pública espalhados por todas as regiões do País.

Fonte: Kearney

Fonte: Kearney

As baterias dos EVs não seguram carga

As baterias dos EVs possuem sistemas próprios de gerenciamento de carga e de controle de temperatura, que contribuem para manter uma excelente performance durante toda a vida útil do veículo. Estudos da GM apontam que as baterias produzidas pela empresa chegam a ter eficácia entre 80% e 90% após 200 mil km rodados, ou seja, aproximadamente 10 anos de uso. E, é claro: novos compostos químicos e tecnologias de gerenciamento mais avançadas tendem a otimizar ainda mais esses números!

SUSTENTABILIDADE

EVs são mais sustentáveis que híbridos Flex

Um EV que roda no Brasil hoje tem, aproximadamente, 86% de sua energia vinda de fontes renováveis, como hidroelétricas e parques solares e eólicos. Isso quer dizer que, considerando as emissões de CO2 da fonte à roda¹, um EV é até duas vezes mais sustentável que um híbrido Flex abastecido só com etanol e até cinco vezes mais sustentável que um híbrido Flex abastecido só com gasolina.

¹“Da fonte à roda”, ou também chamado “do poço à roda”, é um conceito que contempla as emissões geradas em todo ciclo desde a produção da energia ou combustível até a rodagem/uso do veículo.

Emissões de CO2eq

No Brasil, EV é o mais sustentável que híbrido Flex

Fonte: Equação SAE com dados de Inmetro PBEV 2023

SUSTENTABILIDADE

As baterias dos EVs podem ser reutilizadas por diferentes indústrias

As baterias dos EVs contam com tecnologia avançada e são projetadas para durar até mais do que a própria vida útil do veículo. Quando um EV deixa de rodar, a bateria pode ser reaproveitada em armazenamento estacionário de energia, por exemplo, atuando como um super power bank para indústrias e fazendas solares. Elas também podem ser recicladas; atualmente, 95% da matéria-prima das baterias tem como ser reutilizada, o que reduz em 75% as emissões de gases poluentes e em 90% o uso de água quando comparado à extração desses materiais por meio de mineração.

PERFORMANCE

Entusiastas nunca vão gostar de EVs

Para muita gente, dirigir é um hobby, uma paixão. E é por isso mesmo que veículos elétricos têm tudo para cair no gosto popular. Eles são muito mais fáceis de dirigir por conta do sistema One Pedal, que potencializa a regeneração das baterias, por exemplo, e ainda oferecem torque máximo instantâneo – o que é primordial para os entusiastas da velocidade. As acelerações e retomadas são vigorosas e não perdem em nada para os carros a combustão. E mais: os EVs não trepidam e podem ser até 10 vezes mais silenciosos em baixas velocidades.

GM E AMÉRICA DO SUL

A América do Sul não tem vocação para EVs

A América do Sul tem potencial para se transformar em um polo de produção e exportação de tecnologias e de veículos elétricos, a começar pelas grandes reservas de lítio, matéria-prima essencial para a produção de baterias. Cerca de 70% das reservas globais de lítio estão espalhadas entre Argentina, Brasil e Chile. Outro fator estratégico é que a região conta com um parque industrial moderno de capacidade produtiva superior a 5 milhões de unidades anuais. Já em relação ao potencial consumidor, se somássemos os países da América do Sul, teríamos um volume equivalente para brigar pelo posto de terceiro maior mercado automotivo do mundo, atrás de China e Europa, respectivamente.

A América do Sul possui grandes reservas de matéria-prima 
para a produção de baterias:

*Fonte: ANFAVEA (2019)

Perguntas frequentes

Preciso trocar a bateria do meu EV quando a garantia acabar?

Nos elétricos Chevrolet a bateria é projetada para funcionar por toda a vida útil do veículo, com uma durabilidade que pode ultrapassar os 400 mil km.

Carro elétrico dá choque quando atravessa uma enchente?

Os sistemas de alimentação dos EVs contam com tecnologias que cortam a corrente elétrica em casos extremos, mas sempre fique atento para que a água não ultrapasse o nível das rodas.

A manutenção de um EV é mais cara que o normal?

Por não precisar trocar óleo, velas e filtro, os carros elétricos têm manutenção programada mais acessível. E mais: graças ao modo One Pedal, as pastilhas de freio também duram mais.

A linha Bolt será descontinuada?

Mesmo sendo descontinuada, a linha Bolt EV e EUV representa um marco em direção a um futuro 100% elétrico, que contará, em breve, com uma geração ainda mais avançada com a chegada da Silverado EV, Blazer EV e Equinox EV.

Os próximos EVs da Chevrolet serão ainda melhores?

A nova geração de elétricos Chevrolet vai trazer a tecnologia da plataforma Ultium, que proporciona ainda mais autonomia e velocidade de recarga, além de reduzir os custos de produção.

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