Onix Activ combina estilo aventureiro com tecnologia

Onix Activ combina estilo aventureiro com tecnologia e conectividade

• Completo de série, hatch da Chevrolet conta com OnStar, MyLink com Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré, sensor de chuva e direção elétrica
 
• Suspensão elevada, pneus maiores, rodas exclusivas e acabamento customizado marcam a estreia do Onix no segmento ‘aventureiro’
 
• Onix Activ chega em versão única, com o motor 1.4 ECO de nova geração e transmissão de seis marchas, manual ou automática


SÃO CAETANO DO SUL - Atual líder na venda de automóveis no Brasil, a Chevrolet é a marca que mais investe na atualização de produtos - considerando design e tecnologia. Em aproximadamente seis meses, foram meia dúzia de lançamentos: Novo Cabalt, Nova S10, Novo Trailblazer, Novo Cruze, Novo Onix e Novo Prisma.A partir de agosto chega às concessionárias a próxima novidade: o Onix Activ, modelo que marca o ingresso da Chevrolet no crescente segmento dos hatches compactos de estilo aventureiro.

O carro caracteriza-se pelo acabamento personalizado, pela suspensão elevada, pelo motor 1.4 ECO de nova geração, pela transmissão de seis marchas (manual ou automática) e pela ampla lista de equipamentos de série, que inclui OnStar e MyLink com Android Auto e Apple CarPlay.

“O principal diferencial do Onix Activ está na conectividade. Item muito valorizado pelo perfil de consumidor deste segmento”, observa Samuel Russel, diretor de OnStar da GM.

Modelo tem personalidade própria

O Onix Activ também chama a atenção pelo seu design marcante, em sintonia com a proposta aventureira do veículo, dando ainda mais personalidade ao conjunto.

Na dianteira, destacam-se os vincos esculpidos sobre capô, que em conjunto com os demais da carroceria, dão mais musculatura ao carro. Os faróis de máscara negra e filetes de LED harmonizam com a nova grade bipartida que traz moldura em material preto brilhante.

Os para-choques e os acessórios também são customizados no Activ. Um aplique lateral contorna toda a parte inferior do veículo. Envolve desde os faróis de neblina, passa pelo para-lamas e saias das portas e segue até a parte traseira. Foi pensado para dar proteção às peças metálicas da carroceria.

“Além de estabelecer um dinamismo muito particular, esse artifício cria a impressão de imponência ao carro”, aponta Wagner Dias, diretor de Design da GM.

O Onix Activ conta ainda com diversos elementos alusivos a carros off-road, como rack de teto em forma de “U”, uma espécie de peito de aço no spoiler frontal e de um aplique de mesma cor na parte posterior central.

Os retrovisores externos e os adesivos da coluna B são pintados de preto para combinar com os adereços de personalização do hatch aventureiro da Chevrolet. As rodas são igualmente exclusivas, com acabamento de superfície usinada, dez raios e 15 polegadas, calçadas em pneus 195/65.

Outra vantagem do Onix Activ em relação aos seus principais concorrentes está na cabine espaçosa, aconchegante e funcional.

Além disso, o interior foi especialmente decorado para proporcionar um ambiente cheio de estilo. As cores preta e laranja predominam nos revestimentos de porta e bancos e até no painel de instrumentos.

Para a carroceria, são seis opções cores, entre elas o Laranja Burning (metálica). As outras são: Branco Summit, Prata Switchblade, Cinza Graphite, Vermelho Carmim e Preto Ouro Negro.

Suspensão elevada para transpor obstáculos

Em relação ao Novo Onix, o modelo Activ traz um acerto dinâmico diferenciado, condizente com sua proposta aventureira.

Os pneus maiores e a suspensão recalibrada deixaram o carro 30 mm mais alto e melhoraram em 20% o ângulo de ataque, o que significa que foi potencializada sua capacidade de superar terrenos mais acidentados e transpor pequenos alagamentos - situações que o motorista se depara corriqueiramente também em grandes centros urbanos.

“Outra característica que agrada nesse tipo de veículo é a posição elevada de dirigir. No caso do Onix Activ, o campo de visão do condutor foi ampliado em 40 mm em relação a outras versões do modelo”, compara Fabiola Rogano, vice-presidente de Engenharia da GM.

Encontrar a melhor posição no hatch é bastante fácil em virtude das diversas opções de regulagens. Há ajuste de altura para banco, volante e cinto de segurança.

Outra: o Onix Activ vem equipado de série com direção elétrica inteligente. Ela possui uma calibração exclusiva para essa versão, mais firme e adequada para a proposta do carro. Também é progressiva e inteligente, com recurso que compensa a inclinação da via em longos percursos e reduz as trepidações geradas pelo desbalanceamento das rodas.

Com o mais completo pacote de serviços OnStar

Para marcar a estreia do seu primeiro hatch compacto aventureiro, a Chevrolet desenvolveu um pacote especial com equipamentos de conforto, conveniência, segurança e tecnológicos exclusivos para o Onix Activ.

Além da direção elétrica progressiva inteligente, o modelo sai de fábrica equipado com câmera de ré, sensor de chuva com ajuste automático de intensidade do limpador de para-brisa, sensor de estacionamento, painel com velocímetro digita, bússulal e alerta de mudança de marcha, ajuste elétrico dos retrovisores, travas e vidros com acionamento remoto pela chave.

Mas a cereja do bolo está no multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay e no sistema OnStar, exclusivo da marca Chevrolet. São esses dois equipamentos que diferenciam o Onix Activ perante a concorrência e posicionam o aventureiro da Chevrolet em um patamar nível superior de conectividade.

Na linha 2017 do Onix, a grande novidade do OnStar é o serviço de diagnóstico. Por meio do aplicativo, o usuário pode conferir a quilometragem total percorrida e a pressão dos pneus, algo realmente surpreendente em veículos de produção nacional.

A ferramenta é bastante útil já que a correta pressão dos pneus resulta em melhor dirigibilidade, conforto e segurança, o consumo de combustível e a vida útil da banda de rodagem.

Outras vantagens que o OnStar traz para o consumidor do Novo Onix é a possibilidade de auxílio na recuperação veicular em caso de furto ou roubo. O veículo pode ser monitoramento e ter seu motor bloqueado remotamente pela Central de Atendimento, facilitando o trabalho da polícia - seguradoras costumam oferecer descontos para donos de carros equipados com esse tipo de tecnologia.

O OnStar permite que o usuário do Novo Onix receba orientações de navegação por setas e/ou instruções de voz pelo sistema multimídia original do veículo, como no Novo Cruze.

Sistema de telemática avançado, o OnStar oferece ao motorista mais de 20 serviços de emergência, segurança, navegação, concierge e conectividade em um patamar jamais visto no mercado automotivo nacional.

Pressionando um botão no retrovisor interno, o usuário é conectado a uma central com atendimento humano que oferece serviços como pesquisas rápidas na internet, além de assistência mecânica, elétrica ou médica.

A tecnologia é capaz de detectar que o automóvel se envolveu em um acidente mais grave. Isso é possível porque há sensores espalhados pela carroceria que identificam situações de anormalidade e podem alertar o Centro de atendimento. Profissionais capacitados fazem então a análise da ocorrência e, caso não consigam contato com algum dos ocupantes, solicitam automaticamente que uma equipe de resgate vá até o local.

No caso do hatch Activ, a Chevrolet oferecerá o OnStar em cortesia por um ano no pacote de serviços mais completo, Exclusive (Diagnóstico, App/Web, Segurança, Emergência, Concierge e Navegação).

Conectividade para manter o condutor focado no trânsito

Mais um diferencial competitivo importante do Onix Activ é o multimídia MyLink de segunda geração, que se destaca pelo fácil manuseio e pelas novas funcionalidades, como o Android Auto e o Apple CarPlay.

Para o motorista, isto significa maior integração entre as funções e aplicativos do smartphone e do carro, já que o sistema permite a operação do telefone celular diretamente na tela da central multimídia.

Essa integração ocorre de forma mais simples e segura pois diversos recursos também podem ser acionados por comando de voz, o que ajuda o condutor a manter-se focado no trânsito e com as mãos no volante.

Com a nova tecnologia é possível, por exemplo, ditar e ouvir mensagens de texto por meio do sistema de áudio do veículo, obter itinerários com as condições atualizadas de trânsito, fazer buscas de pontos de interesse e até mesmo acessar aplicativos bastante populares, entre eles o WhatsApp, de troca de mensagens, e o Spotify e o TuneIn, de músicas online. A disponibilidade de algumas funcionalidades depende do sistema operacional do smartphone.

Outra característica da segunda geração do Mylink é a tela de sete polegadas de alta resolução com tecnologia multitouch. Similar à de smartphones, ela permite reorganizar os ícones do menu inicial e acionar os comandos diretamente na tela, por exemplo.

Por conseguir identificar telefones com o sistema operacional iOS e Android, o multimídia projeta menus com as interfaces próprias de cada um deles para a rápida familiarização do usuário e também funciona por comandos de voz. Uma integração mais simples e segura.

Já as teclas de avançar e retroceder do multimídia foram deslocadas do visor para o painel externo do aparelho e o botão do volume passa a ser giratório, facilitando a operação. Várias funções do sistema de áudio e telefonia ainda podem ser comandadas por teclas no volante multifuncional.

Além disso a porta USB permite agora conectar por meio de um hub externo dois dispositivos USB e um iPod, por exemplo, enquanto até 20 celulares podem ser emparelhados com sistema Bluetooth, sendo que somente um celular pode ser conectado de cada vez.

O aparelho informa data, hora e temperatura externa e permite ainda configurar vários parâmetros, como se o travamento das portas será automático ou qual período os faróis deverão permanecer acesos após o acionamento do alarme.

O MyLink já está presente em mais da metade das unidades vendidas pela Chevrolet no Brasil, o que demonstra o seu valor para os clientes da marca.

Motor 1.4 de nova geração

Mesmo sendo um carro com apelo aventureiro, o Onix Activ traz recursos que otimizam conforto, performance e eficiência energética, incorporando os mesmos avanços mecânicos adotados na linha Onix como motor, transmissão, suspensão, freio, aerodinâmica e até a uso de materiais mais nobres para redução de peso.

O Onix Activ é equipado com o motor 1.4 da geração SPE/4 ECO, caracterizado pelo powercell (peças internas móveis) e acessórios completamente novos. Seu conjunto de pistões e bielas, por exemplo, foi redesenhado e ficou mais leve ante o propulsor anterior.

O tipo de óleo lubrificante também sofreu alteração. Enquanto o módulo eletrônico, responsável por controlar as diversas funções do motor, está mais rápido e potente. Novo sistema de arrefecimento e novo sistema de gerenciamento de cargas elétricas completam o pacote.

O veículo adota transmissões de nova geração também. Tanto a caixa manual como a automática são de seis velocidades.

Freios de baixo arrasto também contribuem para que os bons números de consumo de combustível.

Assim, o Onix Activ 1.4 MT6 consome, com gasolina no tanque, 13,8 km/l na estrada e 12,3 km/l na cidade. Com etanol, 9,4 km/l e 8,4 km/l, respectivamente. Resultados que o colocam mais uma vez em posição de vantagem frente a concorrentes diretos e a SUVs compactos.

Esse propulsor da Chevrolet é Flex e desenvolve até 106 cv de potência a 6.000 rpm e 13,9 kgfm de torque a 4.800 rpm quando abastecido com etanol (E100) e até 98 cv de potência a 6.000 rpm e 13 kgfm de torque a 4.800 rpm quando abastecido com gasolina (E22).

O Onix Activ chega às concessionárias Chevrolet a partir do fim de julho. A garantia do produto é de três anos.

 

Ficha Técnica Onix Activ 1.4 ECO 2017

Ficha Técnica OnStar