Instituto GM reforma casas em comunidade de São Paulo

Instituto GM reforma casas em comunidade de São Paulo

• Em parceria com a Habitat para a Humanidade, Instituto entrega casas em Heliópolis

SÃO CAETANO DO SUL – O Instituto GM entregou as casas que fizeram parte do projeto em parceria com a ONG Habitat para a Humanidade na comunidade de Heliópolis com a GM Foundation, área de responsabilidade social da GM nos Estados Unidos. O projeto no Brasil é possível graças a uma doação de US$ 1 milhão da GM Foundation para Habitat para a Humanidade Internacional. A doação financiou a construção de nove casas nos EUA e duas ações internacionais no Brasil e Nepal.

O projeto levou 20 empregados da GM do Brasil para fazerem reparos como pintura, remoção de entulho, reboco e preparo de cimento nas casas de oito famílias da região. A comunidade Heliópolis tem cerca de 200 mil habitantes e é localizada na divisa entre São Caetano do Sul e São Paulo. Desde a década de 70, a comunidade tem se apresentado como um exemplo de mobilização social. Hoje, a maior parte das casas já se transformou em construções de alvenaria e 75% da comunidade possui infraestrutura urbana.

"Estamos orgulhosos em apoiar organizações como a Habitat para a Humanidade que ajudam a tornar o sonho de uma casa melhor uma realidade para muitas famílias que vivem em necessidade. É um compromisso nosso com a sociedade, com nossos clientes e com o desenvolvimento sustentável do país e das comunidades próximas da GM, além de ser uma oportunidade de retornar um pouco do que nos foi dado ao longo dos 90 anos que estamos no Brasil”, declarou Santiago Chamorro, presidente da GM do Brasil.

Essa é a primeira parceria do Instituto GM com a Instituição que começou a atuar em São Paulo em 2013, com o intuito de impactar a vida de milhares de famílias que precisam de um lugar adequado e seguro para morar. Na cidade, a Habitat para a Humanidade já beneficiou mais de 590 pessoas através da reforma de seus lares. Suas intervenções são permanentes e realizadas através de melhorias e reparos em casas em situação de precariedade, que colocam em risco a saúde, educação e segurança das famílias.

“Estamos muito felizes com a parceria entre a Habitat para a Humanidade e a General Motors. Este projeto beneficiará diretamente cerca de 30 pessoas através da reforma de oito casas. O nosso trabalho aqui na Habitat só é possível com o apoio de empresas como a GM e esse engajamento dos voluntários corporativos. Estamos ansiosos para receber os voluntários em Heliópolis e construirmos juntos lares e esperança”, disse Mário Vieira, diretor executivo do Escritório de Inovações Urbanas da Habitat para a Humanidade Brasil em São Paulo.


Sobre a Habitat para a Humanidade

Desde 1976, Habitat para a Humanidade já ajudou mais de 5 milhões de pessoas a construírem, reabilitarem e reformarem suas casas em todo o mundo. Convicta de que moradias seguras e acessíveis abrem um caminho para a superação da pobreza, a visão de Habitat é um mundo onde todas as pessoas tenham um lugar adequado para viver. No Brasil desde 1992, a organização já desenvolveu projetos em 12 estados e beneficiou mais de 60 mil pessoas. Está presente atualmente em 6 estados, com projetos de construção, reparos e melhorias de casas, acesso à água em áreas rurais e de segurança e posse da terra. Habitat executa seus programas com profissionais técnicos especializados, por meio de doações e trabalho voluntário. Além disso, facilita o acesso ao crédito e à mão de obra, construindo junto com as famílias um ambiente de moradia adequado, seguro e saudável. Habitat faz parte da rede internacional Habitat for Humanity presente, atualmente, em 70 países. Para saber mais, doar ou realizar trabalho voluntário, visite: www.habitatbrasil.org.br