Barry Engle é admitido na GM como Vice-Presidente Executivo e Presidente, GM América do Sul

Barry Engle é admitido na GM como Vice-Presidente
Executivo e Presidente, GM América do Sul

Jaime Ardila decide se aposentar após décadas de extraordinários serviços


DETROIT - Jaime Ardila, Vice-Presidente Executivo da GM e presidente da GM América do Sul, anunciou hoje que irá se aposentar depois de quase três décadas na companhia. Barry Engle, um experiente executivo do setor e atual CEO da Agility Fuel Systems, assumirá a posição na GM em setembro e sucederá Ardila.

“Nós reconhecemos e apreciamos os 29 anos de dedicação e importantes contribuições do Jaime em seus diversos cargos na América do Norte, Europa e América do Sul”, disse o presidente mundial da GM, Dan Ammann. “Nós conseguimos um enorme progresso na América do Sul, sob sua liderança e sou pessoalmente agradecido por seu suporte e conselhos estratégicos que ele me ofereceu durante os últimos quatro anos. ”

Ardila disse: “Foi uma honra e privilégio trabalhar para esta excelente empresa por quase três décadas e ter a chance de conhecer os melhores profissionais da nossa indústria. Mais do que nunca, tenho a certeza que a GM tem os recursos para ser companhia automotiva mais valorizada no mundo: ótimos líderes, excelência de produtos, total foco no cliente e uma mentalidade vencedora“.

Ardila recentemente liderou os esforços da empresa para fortalecer a marca Chevrolet por meio de uma grande renovação da linha de produtos, com foco na tecnologia, eficiência de combustível e qualidade. Como parte dessa renovação, ele também liderou uma iniciativa para aumentar o percentual de localização de componentes de carros produzidos no Brasil. Ardila, 60, atuou nessa posição desde 2010. Começou sua carreira com a GM em 1984, na Colômbia.

Em sua nova posição, Engle será responsável pelas operações no Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Peru, Colômbia, Equador e Venezuela. Ele também será um membro do Comitê Executivo da GM, reportando-se a Ammann.

“Barry traz uma bagagem de liderança, perspectiva global e experiência do setor automobilístico para esta importante posição em nossa empresa”, disse Ammann. “Ele também conta com uma valiosa experiência operacional no mercado brasileiro em posições que já ocupou no passado”.

Engle disse: “Estou muito entusiasmado em entrar no time da General Motors e voltar para a indústria que tanto amo. Estou particularmente interessado em trabalhar com meus colegas da América do Sul para juntos lidarmos com os desafios de curto e médio prazo, enquanto construímos e posicionamos os negócios para manter a posição de liderança na região a longo prazo. “

Engle, 51, já esteve em posições de liderança na América do Sul, incluindo a de presidente da Ford Brasil e Mercosul, de 2005 a 2006 e Diretor de Marketing, Vendas e Serviços para a Ford Brasil de 2001 a 2003. Sua experiência na região data do início da década de 80, quando ele morou e trabalhou na Argentina. Ele fala Espanhol e Português.

Desde 2011, Engle foi CEO da Agility Fuel Systems, com base em Santa Ana, Califórnia. A companhia, pertencente a um fundo privado de investimentos, é fornecedora de sistemas de combustível de gás natural para caminhões pesados e fabricantes e equipamentos originais para ônibus. De 2010 a 2011, ele foi o CEO da Think Holdings, outro fundo privado de investimentos com base em Oslo, Noruega. De 2008 a 2010, ele atuou com o presidente e CEO da New Holland Agricultural Equipment em Turim, Itália.

De 1992 a 1997 e de 2000 a 2008, Engle atuou em diversas posições de liderança na Ford Motor Company nos Estados Unidos, México, Japão, Brasil e Canadá. Ele também tem experiência no mercado de varejo como concessionário das marcas Chrysler-Plymouth-Jeep em Salt Lake City, Utah, Estados Unidos, de 1997 a 2000.

Engle é Bacharel em Economia, com especialização em espanhol, pela Brigham Young University, e tem MBA pela Wharton School da Universidade da Pensilvânia.