Tecnologia Sustentável: ajude o meio ambiente com alternativas de dispositivos tecnológicos
  • g+1

Use todos os dispositivos que quiser, sem culpa

Por Jeana Lee Tahnk


É bom ver um esforço combinado por parte de todos para conservar nossos recursos naturais nos dias de hoje. As crianças estão crescendo sabendo da importância de ser ambientalmente responsáveis, especialmente com a adoção difundida pela sociedade das ideias de "reduzir, reutilizar, reciclar" e tudo o mais, desde os carros híbridos até os dispositivos inteligentes que usamos em nossas casas. A chegada de carros elétricos com desempenho e velocidade total com autonomia estendida, como o supereficiente Chevrolet Volt - "elétrico quando você quiser, e movido a combustível quando você precisar dele" - está estabelecendo um novo precedente para a próxima geração de motoristas, para os quais abastecer pode ser sinônimo de ligar na tomada ou ir ao posto de gasolina. (Com uma bateria totalmente carregada, em condições moderadas e dependendo da temperatura, terreno, idade da bateria e como você dirige, o Volt oferece uma autonomia inicial de mais de 60 km* — sem usar combustível e totalmente livre de emissões.)

Enquanto estamos indo na direção certa quando se trata de eficiência de energia global, há muito que podemos fazer para diminuir o impacto do nosso uso de tecnologia onipresente. Do descarte correto de dispositivos usados até a reposição de algumas tecnologias essenciais por alternativas mais verdes, podemos coletivamente continuar a minimizar os impactos na Terra e assegurar que nossos recursos estejam preservados para que muitas gerações futuras possam desfrutar deles.

Aqui estão algumas alternativas de tecnologia amiga do meio ambiente que podemos usar em nosso cotidiano tão cheio de gadgets:

Teclado Solar Logitech

Parece inédito ter um dispositivo tecnológico que não precise de cabo algum para recarregá-lo, mas este teclado solar Logitech é exatamente isto. Alimentado por qualquer luz — solar direta ou indireta — este teclado utiliza a luz que já está em sua casa em um acessório fino e movido a energia solar para o seu computador ou laptop. E, assim como o supereficiente Volt, que pode ir até mais de 600 km** entre as cargas — graças ao gerador a gasolina —, este teclado dura gritantes três meses após uma carga completa, mesmo na escuridão total!

Solio Classic2

Este carregador solar de alta potência tem uma bateria grande o suficiente para manter seu iPad, iPhone, tablet, leitor digital, etc. sempre carregados não importa onde você esteja. Depois de obter a energia do sol, ele traz uma carga com uso eficiente da energia para qualquer dispositivo que normalmente seria recarregado com um carregador USB de parede.

Carregador de bateria SecondWind

Se você calcular mentalmente todas as coisas em sua casa que precisam de pilhas, você vai provavelmente ter uma longa lista: controle remoto, brinquedos, lanternas e assim por diante. Mas jogar fora tantas pilhas cria um grande acúmulo em nossos aterros. É por isso que o carregador de bateria SecondWind é tão incrível. Ele recarrega pilhas alcalinas não recarregáveis e as torna utilizáveis depois de terem aparentemente perdido todo o poder, deixando-as prontas para serem usadas novamente.

Carregador de parede Mushroom GreenZero

Este dispositivo compacto recarrega seus gadgets sem usar excesso de energia. O que torna o GreenZero tão original é que ele desliga automaticamente quando está completamente carregado, em vez de consumir desnecessariamente a energia da tomada. Ele também evita a sobrecarga da bateria do seu gadget, que eventualmente pode desgastá-lo.

Belkin WeMo Switch + Motion

Quantas vezes você já entrou no quarto dos seus filhos para apagar as luzes acesas? Não importa quantas vezes você diga para economizar eletricidade, nem sempre eles vão se lembrar. O sensor de movimento Belkin WeMo desliga automaticamente luzes e aparelhos quando seus filhos saem do quarto ou da sala.

Este é apenas uma exemplo dos muitos produtos legais que nos ajudam a usar nossos gadgets de maneira eficiente e ecológica. Quando se trata de nosso ambiente, cada pequena ajuda conta.

As marcas registradas mencionadas nesta história são mantidas por seus respectivos proprietários.

Jeana Lee Tahnk escreve sobre tecnologia e contribui para sites de como Mashable, Parents.com e Daily Candy. Ela também é Editora Associada do Cool Mom Tech, um site que ajuda os pais a usarem as melhores tecnologias e gadgets para suas famílias. Siga-a no Twitter@jeanatahnk.

* EPA-estimado 38 milhas linha totalmente elétrica baseada em 98 MPGe (elétrica). Escala real varia de acordo com as condições.

**342 milhas - baseado em 35 MPG na cidade e 40 em estrada (combustível). Escala real varia de acordo com as condições.