5 Coisas que seu primeiro carro te ensina

5 Coisas que seu primeiro carro te ensina

  • g+1

Cinco coisas que seu primeiro carro te ensina

Por Brandon Gorrell

Todo mundo se lembra do primeiro carro – não só da marca e do modelo, mas também da sensação de ter o volante nas mãos, do cheiro do interior, dos amigos que costumavam viajar no banco da frente. Mas os primeiros carros são mais do que as memórias nostálgicas de seus donos. São, muitas vezes, a primeira “grande coisa” pela qual somos responsáveis. E, como ocorre em outras “primeiras vezes”, são uma ferramenta para nossas experiências de aprendizado, desde o minuto em que colocamos os olhos neles, ainda antes de comprá-los, até o momento em que percebemos que os superamos e é hora de partir para outra.

Os primeiros carros podem nos ensinar várias coisas. Em meu caso, algumas me marcaram, por isso, resolvi criar uma lista com elas:

Responsabilidade. Quando você vira proprietário de seu primeiro carro e começa a desfrutar da parte divertida que acompanha o privilégio de ter seu próprio meio de transporte, aprende rapidamente que é responsável não apenas pela manutenção e por sua própria segurança, mas também pela segurança de seus passageiros e de outros motoristas em sua proximidade imediata. Seu primeiro carro te ensina a ser atento e cuidadoso com você mesmo e com o ambiente ao seu redor, garantindo assim que as ruas sejam um local seguro para todos.

Orçamento. Gasolina e manutenção certamente não são grátis, e muitos de nós foram atrás do primeiro emprego para conseguir pagar nossos primeiros carros. Não há nada como um montante saudável de obrigação financeira para te motivar a gastar de forma mais sensata. Pagar pelo seu primeiro veículo é uma das primeiras lições sobre administração financeira, que pode ajudar você a ser um profissional em fazer orçamentos.

Autossuficiência. Ir do ponto A ao ponto B é fácil quando você está no banco do passageiro, mas, quando dirige seu próprio carro, o trabalho é todo seu. Seja trocando seu primeiro pneu furado no acostamento, descobrindo como trocar seu próprio óleo ou aprendendo a ler um mapa na sua primeira viagem longa... Seu primeiro carro coloca você no controle, parte importante no processo de se tornar um adulto.

Altruísmo. Quando você compra seu primeiro carro, pode enfim dar carona a amigos, levar alguém do estacionamento do mercado até uma parte do caminho, ajudar amigos da família a fazer uma mudança e muito mais. Em geral, oferece muito mais possibilidades para o agora motorista ajudar as pessoas. Por isso, seu primeiro carro te ensina a ser altruísta e a dar aos outros uma importante ajuda em momentos de necessidade.

Alegria. Poucas coisas dão uma sensação de alegria e liberdade total como estar na estrada. Você consegue apreciar o privilégio que é poder levantar, sair e dirigir para onde quiser. Seu primeiro carro te oferece esses primeiros recém-descobertos momentos de felicidade – oportunidade sem confinamento, um mundo que não conhece limites – e a habilidade de ver e fazer qualquer coisa, desde que saiba como chegar até lá. Seu primeiro carro é uma das suas primeiras experiências com a liberdade expansiva que dirigir oferece, e ensina a alegria de cair na estrada.

Brandon Gorrell é editor do site Thought Catalog. Contate-o no e-mail brandongorrell@gmail.com ou siga o Twitter @brandongorrell.