Modelo traz acabamento exclusivo, com novos para-choques, molduras e saias laterais, rodas de 16 polegadas, rack de teto, estepe na tampa traseira e interior personalizado.

Spin Activ marca estreia da Chevrolet no segmento dos veículos de espírito aventureiro

• Modelo traz acabamento exclusivo, com novos para-choques, molduras e saias laterais, rodas de 16 polegadas, rack de teto, estepe na tampa traseira e interior personalizado.
 
• Spin Activ diferencia-se dos principais rivais pelo amplo espaço interno; destaque para o porta-malas de 710 litros, que passa a contar com um inédito porta-objetos instalado sob o assoalho.
 
• Completa de série e equipada com motor 1.8, versão é a primeira da gama a oferecer a nova geração da transmissão automática de seis velocidades; trocas de marchas são 50% mais rápidas.


SÃO CAETANO DO SUL –
O Spin Activ é um dos mais aguardados lançamentos da Chevrolet neste ano e simboliza a estreia da marca no pujante segmento dos automóveis de passeio de estilo aventureiro.

Por oferecerem extensa lista de equipamentos, visual diferenciado e até maior capacidade para enfrentar terrenos acidentados, esses veículos caíram no gosto dos brasileiros, que também buscam oportunidades para explorar a natureza.

O Spin Activ caracteriza-se principalmente pelos elementos decorativos da carroceria e pelo interior personalizado. Ainda foram promovidas mudanças mecânicas, entre elas a adoção de uma transmissão automática mais moderna.

Para adaptar o modelo ao gosto do consumidor local, a Chevrolet desenvolveu uma versão específica, com estepe fixado na parte traseira e com maior vão livre em relação ao solo.

“As vendas de monovolumes com características aventureiras vem surpreendendo nos últimos anos. Atualmente já representam quase um quarto dos emplacamentos do segmento. Com base neste cenário, as expectativas são promissoras para a minivan Spin Activ, que estreia como o mais atual e espaçoso deles”, afirma Samuel Russell, diretor de marketing da General Motors.

Com previsão de chegada às concessionárias da marca a partir do fim de novembro, a nova versão somará às já existentes LT e LTZ, igualmente equipadas com o motor 1.8 EconoFlex de 108 cv de potência e 17,1 kgfm de torque (força).

Personalidade aventureira

O maior diferencial do modelo Activ está no acabamento exterior, que deixa o Spin mais imponente. Estes novos itens estéticos foram criados também para proporcionar harmonia e dar personalidade ao conjunto.

Na frente, destaca-se o para-choque totalmente redesenhado, que ganhou vincos pronunciados nas extremidades e aplique na parte inferior em tom fosco escuro.

Dessa forma, cria-se um efeito contrastante com a tinta que cobre a carroceria. Os faróis de neblina com molduras em preto brilhante e uma peça plástica cinza que lembra um “peito de aço” são alusivos a carros do tipo off-road.

Os faróis com superfície preta e lentes transparentes são outra novidade da versão Activ.

A sensação de que o modelo está mais encorpado deve-se sobretudo à lateral. Ela é marcada por rodas diamantadas de 16 polegadas, molduras de proteção nos para-lamas, soleira das portas e um largo decalque, além da barra longitudinal que se estendem sobre todo o teto.

A capa dos retrovisores externos e os adesivos que cobrem a coluna central são pintados de preto, realçando apenas a silhueta da janela das portas. Dessa forma, o vidro vigia parece um elemento independente, como em SUVs.

Aliás, está na parte traseira um dos grandes charmes do Spin Activ: o estepe fixado do lado de fora da tampa do porta-malas.

Por motivo de segurança, a abertura do bagageiro é feita em dois estágios: inicialmente o usuário precisa destrancar o sistema e através de uma alavanca no suporte destrava o braço que fixa o pneu sobressalente –a operação pode ser feita pelo controle remoto na chave. Depois, o suporte deve ser deslocado lateralmente até o final do curso de abertura, para que o compartimento de carga possa ser aberto.

“Projetamos esse sistema para que toda a dinâmica de movimentação de abertura e fechamento ocorresse de forma suave e intuitiva”, explica William Bertagni, vice-presidente de engenharia da General Motors América Latina.

A roda do estepe é idêntica às demais e, como sistema antifurto, um dos parafusos é montado pelo lado interno do suporte e só pode ser acessado após o destravamento eletrônico do conjunto.

O para-choque posterior também foi projetado exclusivamente para o modelo, reforçando o espírito aventureiro do veículo. Traz moldura escura –com o nome Activ grafado em relevo--, refletores nas extremidades e um aplique cinza na parte inferior central, logo embaixo dos sensores de estacionamento. Enquanto as lanternas se diferenciam pela superfície interna escurecida e pelos detalhes cromados.

Já a gravata dourada que identifica os automóveis da marca Chevrolet aparece estampada na calota própria da quinta roda.

Completa de série e equipada com motor 1.8, versão é a primeira da gama a oferecer a nova geração da transmissão automática de seis velocidades; trocas de marchas são 50% mais rápidas.

Interior requintado

Um dos grandes trunfos do Spin Activ em relação aos seus principais rivais de espírito aventureiro está o amplo espaço interno. A minivan leva até cinco ocupantes com muito conforto e 710 litros de bagagem, sem somar a capacidade do inédito porta-objetos localizado sob o assoalho traseiro.

A cabine foi completamente personalizada para criar um ambiente mais jovial e requintado. A cor dos revestimentos, por exemplo, é preta, diferenciando-se do marrom predominante nas demais versões.

Uma moldura prateada no centro do painel chama a atenção para o sistema multimídia Chevrolet MyLink com tela de sete polegadas sensível ao toque e Bluetooth, que permite ao usuário trazer suas músicas, fotos, vídeos e acessar aplicativos, por meio do smartphone.

Adicionalmente, o equipamento permite a configuração de algumas funções do veículo de acordo com a preferência do usuário. Entre elas o tempo em que os faróis permanecerão acesos após o travamento do carro ou quais portas devem ser destrancadas quando o botão de acionamento remoto da chave é pressionado.

O motorista ainda consegue alternar as diversas mídias disponíveis sem tirar as mãos do volante revestido em couro. Isto porque há teclas para o controle do áudio/telefone estrategicamente posicionadas na extremidade do raio, bem ao alcance dos dedos.

Este sistema é item de série, assim como o ar-condicionado, a direção hidráulica, os retrovisores e os vidros elétricos que agora são erguidos automaticamente assim que o usuário trava as portas pelo controle remoto.

O nome Activ também aparece grafado no quadro de instrumentos, que tem display digital do velocímetro e do computador de bordo --informa dados como o consumo médio e autonomia.

A nova decoração é extensiva aos bancos, que traz um revestimento especial e desenho que remete ao montanhismo. Como o volante e o cinto de segurança, o assento do motorista conta com regulagem de altura.

A grande área envidraçada e a posição elevada de guiar peculiar do Spin proporcionam uma visão panorâmica do trânsito.

Apesar de vir completo de série, o modelo tem à disposição uma extensa lista de acessórios, como tablet de 7 polegadas com suporte para encosto de cabeça. Fazem parte da relação também a câmera de ré e o módulo de TV, compatíveis com o sistema multimídia Chevrolet MyLink.

Igualmente disponível na rede de concessionárias da marca, o módulo para ativação da função Tilt Down do retrovisor externo direito faz com que, ao engatar a marcha ré, o espelho incline-se para baixo, facilitando manobras de estacionamento.

Spin Activ diferencia-se dos principais rivais pelo amplo espaço interno; destaque para o porta-malas de 710 litros, que passa a contar com um inédito porta-objetos instalado sob o assoalho.

Alterações mecânicas e estruturais

O Spin Activ chega como linha 2015 e incorpora mudanças mecânicas e estruturais relevantes que acentuam o caráter de exclusividade desta versão.

A começar pela estreia da transmissão automática de seis velocidades de segunda geração (GF6-2), que proporciona trocas de marchas em tempo 50% menor e reduções duplas e até triplas.

O resultado é um veículo ágil em retomadas de velocidades e de condução extremamente suave, algo incomum neste segmento, composto na maioria por modelos automatizados. O Chevrolet tem ainda opção de transmissão manual, de cinco marchas com a ré sincronizada.

A adoção de rodas maiores elevaram a altura do carro em relação ao solo em 8 mm, ante as demais versões do Spin. Mesmo assim, o comportamento dinâmico do novo veículo é semelhante, muito por conta dos pneus mais largos e de perfil baixo (205/60 R16).

Devido à nova redistribuição de peso da versão Activ, uma nova calibração de suspensão, com molas e amortecedores de acertos específicos, traz um comportamento dinâmico esportivo e uma atitude balanceada, reforçando o espirito aventureiro da versão.

Estruturas adicionais foram aplicadas à parte posterior do veículo para a ideal fixação do estepe na tampa traseira.

Outra peculiaridade da versão Activ é opção de cor Branco Vintage, que, apesar de ser sólida, assemelha-se a tons perolizados. Os metálicos Azul Macaw, Cinza Aztec, Prata Switchblade e Preto Carbon completam a lista. A Chevrolet oferece 3 anos de garantia para o Spin.