GM divulga os vencedores do Prêmio de Sustentabilidade para concessionárias e fornecedores da Chevrolet

GM divulga vencedores do Prêmio de Sustentabilidade para concessionárias e fornecedores da Chevrolet

• Vencedores foram anunciados nesta quarta-feira, dia 03 de junho, durante cerimônia na ABRAC, em São Paulo
• Espacial Veículos, de Natal-RN, Uvel, de Brusque-SC e CVC, de Vitória-ES, apresentaram os melhores projetos da rede Chevrolet
• Eaton, ARaymond e White Martins foram os fornecedores escolhidos com as melhores práticas sustentáveis

SÃO CAETANO DO SUL – A General Motors do Brasil, celebrando a Semana Mundial do Meio Ambiente, anunciou nesta quarta-feira, dia 03 de junho de 2015, os vencedores do Prêmio GM de Sustentabilidade para Concessionárias e Fornecedores da Chevrolet. A cerimônia foi realizada na sede da Abrac (Associação Brasileira de Concessionárias Chevrolet), em São Paulo.

Iniciativa pioneira no setor, o concurso reconhece as melhores práticas sustentáveis - aquelas que trazem desenvolvimento econômico, preservando os recursos ambientais e gerando meios para que se promova um melhor equilíbrio no desenvolvimento social.

Ao todo, três concessionárias e três fornecedores foram premiados. As concessionárias Espacial Veículos, de Natal-RN, Uvel, de Brusque-SC e CVC, de Vitória-ES. Os melhores projetos dos fornecedores foram os apresentados pela Eaton, ARaymond e White Martins. O júri é composto pelo Comitê de Sustentabilidade da GM do Brasil, seguindo os critérios como inovação e relevância para o negócio.

"O objetivo do prêmio é difundir e estimular a aplicação prática de ações baseadas nos princípios da sustentabilidade, gerando, assim, benefícios para os concessionários, fornecedores e para toda a comunidade", afirma Marcos Munhoz, vice-presidente da GM do Brasil e Chairman do Comitê de Sustentabilidade.

 

CONCESSIONÁRIAS_Projetos premiados
Espacial Veículos, de Natal-RN
Projeto - Espacial Sustentável na Cidade do Natal

A Espacial preocupa-se com o desenvolvimento social, econômico e ambiental.

Uvel, de Brusque-SC
Projeto - Cuidando da Semente para Garantir o Futuro

O objetivo da Uvel é levar conceitos de sustentabilidade e cidadania a 15.000 crianças, 1009 professores, 280 funcionários de escolas e 30.000 pais, por meio de livros ilustrados de histórias infantis que contenham mensagens de sustentabilidade e cidadania.

CVC, de Vitória-ES
Projeto - CVC Vitória, uma concessionária moderna e sustentável

A CVC Vitória investiu para ser a mais moderna e sustentável concessionária Chevrolet do Espírito Santo.

 

FORNECEDORES_Projetos premiados

Eaton
Projeto – Novo Sistema de Aquecimento para Máquina de Lavagem

O objetivo do projeto da Eaton é desenvolver um método alternativo sustentável para reduzir a necessidade de aquecer os banhos de lavagem, que são feitos por um conjunto de resistências elétricas.

ARaymond
Projeto - Iniciativa Leed

O projeto da ARaymond está focado em cinco áreas principais: qualidade do ambiente interno, sustentabilidade de materiais, sustentabilidade ambiental, eficiência energética e redução no consumo da água

White Martins
Projeto - Soluções e Tecnologias Sustentáveis para clientes

O projeto da White Martins direciona o foco em energia, economias emergentes e meio ambiente.

 

GM do Brasil tem compromisso com a sustentabilidade

Ações no campo da sustentabilidade e o apoio a projetos sociais sempre estiveram presentes no histórico da GMB nessas últimas nove décadas.

A subsidiária brasileira desenvolve atualmente modelos com índice de recuperabilidade superior a 96% e de reciclabilidade acima de 85%. O trabalho contínuo de melhoria nos processos ainda fez a empresa reduzir, nos últimos anos, 60% do consumo de energia elétrica e 73% de água para produzir um carro.

Na fábrica de São Caetano do Sul, por exemplo, desde 1989 foi implantado um sistema de reuso do efluente industrial, que é utilizado nos processos industriais, evitando o consumo de água potável.

Estes sistemas possibilitaram o reuso de mais de 225 milhões de litros desde 2011, sendo 22 milhões nos primeiros 6 meses de 2014.

A política ambiental da companhia no Brasil foi reconhecida com importantes premiações, como as certificações inéditas do Wildlife Habitat Council (WHC), pelo trabalho de preservação de áreas verdes e educação ambiental em Gravataí (RS) e São José dos Campos (SP). Além disso, a GM reconhece e estimula os melhores projetos de seus fornecedores e concessionários na área de sustentabilidade.

Além disso, a GM do Brasil, tem em Joinville (SC) uma das fábricas mais sustentáveis do mundo. A unidade é a primeira a implantar um conjunto de sistemas pioneiros na área de eficiência energética e proteção ao meio ambiente, com destaque para a energia fotovoltaica - gerada a partir da luz do sol-, reciclagem de água industrial por meio de osmose reversa e tratamento inédito de efluentes e esgotos por meio de jardins filtrantes.

As iniciativas, que fazem dela uma fábrica sustentável, incluem processos que a tornam uma das primeiras do Brasil a ter 100% dos resíduos industriais reciclados (landfill free). Pelo programa "Zero Aterro" todos os resíduos do processo produtivo serão reutilizados, reciclados ou coprocessados. Ao todo, a GM tem três fábricas landfil free no Brasil.

 

A conquista do ENERGY STAR®

A fábrica de Gravataí (RS) e mais treze unidades da General Motors em todo mundo superaram o desafio de economia de energia elétrica para indústrias da agência de proteção ambiental norte-americana, chamado ENERGY STAR®. Com isso, passam a ser 70 unidades de fundição ou de montagem da companhia a atingir tal status, o maior do segmento.

Para alcançar o desafio, as unidades industriais precisam reduzir seu consumo de energia elétrica em, no mínimo, 10% no prazo de até cinco anos. No caso da GM, a economia média foi de 17% nas fábricas recém-certificadas.

Fazendo isso, a GM poupou US$ 33 milhões em custos que teria com energia e reduziu a emissão de 220 mil metros cúbicos de dióxido de carbono. Essa quantidade é comparável ao benefício do plantio de cinco milhões de árvores por dez anos.

 

Fundada em 1911, em Detroit, a Chevrolet é uma das maiores marcas de veículos do mundo, com negócios em mais de 115 países e vendas anuais de mais de 4,8 milhões de veículos. A Chevrolet oferece aos clientes veículos eficientes e com ótimo desempenho, design diferenciado e de alta qualidade. Mais informações a respeito dos modelos Chevrolet podem ser encontradas no site www.chevrolet.com

No Brasil a GM fabrica e comercializa veículos com a marca Chevrolet há 90 anos. Em 2014 a Chevrolet vendeu no país 578.983 veículos. A companhia tem três Complexos Industriais que produzem veículos em São Caetano do Sul e em São José dos Campos, ambos em São Paulo, além de Gravataí (RS). Conta ainda com unidades em Joinville (produção de motores e cabeçotes de alumínio), Mogi das Cruzes (produção de componentes estampados), Sorocaba (Centro Logístico Chevrolet) e Indaiatuba (Campo de Provas), todas em SP, além de um Centro Tecnológico, em São Caetano do Sul (SP), com capacidade para desenvolvimento completo de novos veículos. A subsidiária brasileira é um dos quatro centros mundiais na criação e desenvolvimento de veículos. Mais informações podem ser encontradas no site http://media.gm.com/brasil e Twiter: www.twitter.com/GMBPress

 

CONTATOS:

Nelson Silveira

Telefones: (11) 4234-6280
E-mail: nelson.silveira@gm.com

Beatriz Matarazzo

Telefones: (11) 4234-8783
E-mail: beatriz.matarazzo@gm.com

Felipe Nóbrega
Telefones: (11) 4234-6282
E-mail: felipenobrega.arado@gm.com