Novo Prisma: o sedã esportivo da Chevrolet

Novo Prisma: o sedã esportivo da Chevrolet

NOVO PRISMA: O SEDÃ ESPORTIVO DA CHEVROLET

Novo Prisma: o sedã esportivo da Chevrolet

Apelo jovial, design imponente, tecnologia de ponta e conectividade definem o que deve ser um moderno sedã compacto;
Sensor de estacionamento, direção hidráulica, ABS/EBD e airbag frontal são itens de série;
Versões LT e LTZ empregam a motorização SPE/4 1.0L e 1.4L, mais eficiente e econômica;
Sistema multimídia MyLink apresenta dois novos aplicativos de conectividade e possibilidade de interação com câmera de ré.
Sedã possui garantia de três anos sem limite de quilometragem.
Joinville (SC) – Aliar jovialidade, tecnologia e esportividade a atributos mais tradicionais de um sedã - como conforto e requinte, por exemplo - deixou de ser um desafio para se tornar uma realidade com a chegada do novo Chevrolet Prisma 2013.
Combinando diferentes qualidades funcionais e visuais, o novo sedã compacto da Chevrolet dá continuidade à história de sucesso de um produto marcante do portifólio da marca, agora, com uma proposta exclusiva, na qual o tradicional flerta com o surpreendente, e que faz do modelo um imponente e sofisticado sedã esportivo.
Oferecido nas versões LT e LTZ e trazendo de série sensor de estacionamento, direção hidráulica, ABS/EBD e airbag frontal em todas as versões, o Chevrolet Prisma 2013 é equipado com o que há de mais moderno e eficiente para veículos deste porte, a motorização SPE/4 em versões 1.0L e 1.4L flexfuel.
Totalmente desenvolvido no Brasil, em um projeto paralelo ao Chevrolet Onix, o novo sedã da marca, entretanto, vai além, e passa longe da ideia de ser uma mera versão três volumes do hatchback. Com seu estilo único e atual, o novo Prisma tem características próprias e itens de tecnologia e conforto exclusivos que lhe conferem uma identidade única e personalidade imponente.
"O lançamento do Chevrolet Prisma 2013 consolida um dos mais importantes planos de investimentos dos 88 anos de história da GM no Brasil. Foram mais de R$ 5 bilhões empregados na renovação da linha de produtos e na ampliação e modernização de nossas fábricas. O Complexo Industrial de Gravataí é hoje o maior da América do Sul e o sucesso do Onix nos permite antecipar uma trajetória vitoriosa para o novo sedã compacto", destaca o presidente da GM América do Sul e GM do Brasil, Jaime Ardila.
A exemplo dos Chevrolet Spin, Cobalt, Trailblazer e Onix, o Prisma 2013 tem DNA 100% brasileiro, resultado do trabalho do Centro Tecnológico da General Motors do Brasil, que a posiciona globalmente como um dos cinco centros mundiais de desenvolvimento de novos produtos.
"Cada vez mais nossos lançamentos refletem a maturidade e a competência da GM do Brasil em criar veículos com qualidade global e que atendem às necessidades dos diferentes tipos de consumidores. No caso do novo Prisma, isso se torna evidente pelas diferentes funcionalidades que o carro oferece, seja em tecnologia, conforto ou desempenho, além de uma visual imponente, incomum para sedãs compactos", avalia o vice-presidente da GM do Brasil, Marcos Munhoz.

Robustez e requinte juntos


O Chevrolet Prisma 2013 tem em seu design uma harmonia de conceitos impossíveis de não serem percebidos. "Entregar o que o consumidor espera é importante, mas não basta. Você tem que ir além e surpreendê-lo", explica o diretor executivo de Design da GM América do Sul, Carlos Barba. Segundo ele, o sedã cumpre com excelência esta proposta ao oferecer não somente as linhas e necessidades para o consumidor de sedã, mas também a jovialidade de um novo design. "O novo Prisma possui proporções fora de série e inteligentemente distribuídas em seus três volumes. O desafio era dar personalidade ao produto com traços tradicionais de um sedã alinhados a cortes esportivos e joviais. E conseguimos isso de forma plena", explica Barba.
Os "ombros" laterais avantajados da traseira do veículo fazem do terceiro volume o ponto alto do desenho do Prisma. Avantajada e imponente, ela foi desenvolvida para que houvesse uma superfície bastante escultural que concedesse dinamismo e velocidade ao carro. Com muito estilo, ela adere o conceito "novo e jovem", sem deixar de lado a aparência Premium.
Já em sua lateral, o jogo de luz e sombra proporcionado por suas linhas contínuas conferem o charme de um sedã com apelo esportivo. A carroceria robusta com grande acentuação acima das rodas dá a impressão de que o carro está levemente angulado, passando permanentemente a sensação de estar pronto para acelerar.
Com a dianteira marcada pela grade bipartida com barra central ostentando a gravata dourada, o Chevrolet Prisma possui um elegante capô curto, deixando o vidro dianteiro do parabrisa em um ângulo mais agudo, privilegiando, assim, o espaço interno do motorista.

Interior Premium

Como no Onix, os chamados "efeitos de jóia" conferem detalhes em todos os pontos do interior do veículo, como bancos, portas e painel de equipamentos. A nova leitura do clássico Dual Cockpit encontrado em outros modelos da Chevrolet e que mescla mostradores analógicos e digitais, com LEDs no painel de instrumentos na configuração Ice Blue, permite a perfeita visualização das informações, além de conferir ao carro modernidade e jovialidade. A ausência de bloco central de console, dando lugar a linhas horizontais contínuas em toda a extensão do painel do carro ajudam a ampliar a sensação de espaço e conforto.
Painéis e portas apresentam acabamento que combina nas cores preto "Jet Black" e marrom "Very Dark Neutral". O estofamento conta ainda com costuras "Golden Coast", que transmitem mais requinte junto aos detalhes cromados, aplicados em botões, aros das saídas de ar, anel da manopla de câmbio e maçanetas. Externamente, o modelo pode ser adquirido nos acabamentos Branco Summit, Preto Sólido, Vermelho Pepper, Prata Ice e Cinza Sand.

DNA global que faz a diferença


Compartilhando de algumas dimensões do Chevrolet Onix como entreeixos (2.528 mm) e largura (1.705 mm), o Prisma 2013 é pouco mais de 30 centímetros mais comprido, com 4.275 mm. Tais dimensões são a garantia do conforto absoluto para os passageiros com amplo espaço para a acomodação e além dos 15 porta-objetos distribuídos no interior do novo Prisma.
Desenvolvido a partir da mesma arquitetura de modelos como Sonic, Cobalt, Spin e Onix, o Chevrolet Prisma 2013 tem as características fundamentais do DNA global da GM. E isso tem impacto direto na hora em que você utiliza o carro. "Esta arquitetura atende aos mais modernos padrões mundiais de qualidade e excelência. Utilizamos toda a experiência obtida em projetos recentes, como o Onix, mas não adaptamos simplesmente o projeto do hatchback. Criamos um totalmente novo com características e necessidades próprias", explica o vice-presidente de Engenharia de Produto da GM América do Sul, William Bertagni.
Visando a uma dirigibilidade suave, silenciosa e com segurança de estabilidade, o executivo conta que foram feitas calibrações e acertos de suspensão e de chassi para conferir o equilíbrio dinâmico aos três volumes do veículo. A proposta era clara: o carro deveria ser confortável para seus passageiros, mas ágil para quem dirigisse. A suspensão dianteira é independente tipo McPherson, com barra estabilizadora ligada a haste tensora, molas helicoidais com carga lateral linear e amortecedor telescópico pressurizado estrutural.
Ao menos dois dados revelam essa proposta. No quesito rigidez torsional, o Prisma 2013 apresenta um comportamento 25% mais eficiente do que o modelo anterior. O coeficiente aerodinâmico por sua vez é de apenas 0,32. Os poucos décimos que separam o valor de outras referências, no entanto, representam uma significativa melhoria no que se refere ao desempenho e consumo do carro, que serão facilmente percebidos pelos consumidores. "Este é certamente o melhor coeficiente aerodinâmico do segmento. Por trabalharmos em sinergia total com a área de Design, conseguimos resultados acima da média que o consumidor atestará", garante Bertagni, lembrando ainda que uma atenção especial ao design "clean" do porta-malas proporcionou a redução acentuada de vibrações da traseira.
Projetado para responder eficientemente ao ambiente, o Prisma usa de suas linhas esportivas para garantir um fluxo aerodinâmico de excelência. Isso, somado a motorização SPE/4 e a utilização de pneus com baixa resistência de rolamento, garantem ao sedã um elevado nível de eficiência energética. Em resumo: elevado desempenho com baixo consumo.
Para tanto, foram mais de 250 mil quilômetros rodados do Brasil em testes de durabilidade. Testes aerodinâmicos e de ruído, compatibilidade eletromagnética e desempenho do ar-condicionado foram realizados nos Estado Unidos, em centros especializados da GM.

Motores SPE/4: competência atestada no Onix

No quesito motorização, o Chevrolet Prisma 2013 é o segundo modelo do portifólio da marca a utilizar os motores "SPE/4" (Smart Performance Economy /4 cilinders) com alta densidade de potência.
Em sua versão 1.0, rende 80 cavalos quando abastecido a etanol e 78 cavalos com gasolina, ambas a 6.400 rpm. O torque máximo, com etanol, é de 9,8 kgfm a partir de 5.200 rpm, e 9,5 kgfm quando alimentado a gasolina, na mesma faixa de rotação. A velocidade de 0 a 100km/h é atingida em 13s (etanol) e 12,7s (gasolina).
Já a versão 1.4 entrega 106 cavalos quando abastecido a etanol e 98 cavalos a gasolina, ambas a 6000 rpm. O torque máximo, com etanol, é de 13,9 kgfm a partir de 4800 rpm e 13,0 kgfm quando alimentado a gasolina, com mesma rotação. Abastecido com etanol, Prisma vai de 0 a 100 km/h em 10,7s (etanol) e 12s (gasolina). Tanto na versão 1.0 quanto na 1.4, a velocidade máxima é de 180 km/h.
A transmissão manual de cinco velocidades é uma F17 geração 1.5 – a mesma empregada nos modelos Onix e Cobalt, com trocas de marchas precisas e maciez na condução.

Escolha a sua versão

Oferecido nas versões LT (1.0 e 1.4) e LTZ (1.4), o Chevrolet Prisma 2013 entrega comodidade, segurança e conectividade sempre. Sensor de estacionamento, direção-hidráulica, ABS/EBD, ajuste de altura do banco do motorista e duplo airbag são itens de série para o sedã com garantia de três anos sem limite de rodagem. O porta-malas comporta generosos 500 litros de capacidade, com abertura no conceito "wrap-around", o que facilita o acesso às bagagens. Já o tanque de combustível tem capacidade de 54 litros, garantindo boa autonomia de rodagem. O Sistema Multimídia MyLink é opcional na LT e de série na versão LTZ.
Para modelo com motor 1.0, a versão LT oferece comodidades como travamento automático das portas ao atingir 15 km/h, sistema de luz "siga-me" (faróis permanecem acesos por um período de tempo após o desligamento do motor e fechamento/travamento das portas) e sistema de luz "leve-me" (as luzes externas do carro se acendem automaticamente ao destravamento das portas pelo controle remoto), além de abertura elétrica do porta malas por controle remoto localizado na chave tipo canivete, acionamento elétrico dos vidros das portas dianteiras com sistema tipo "um toque" para subida e descida com dispositivo anti-esmagamento, abertura e fechamento automático dos vidros das portas acionado pelo Keyless Entry System ao travar e destravar o veículo.
Itens como cintos de segurança de três pontos (frontais e traseiros), coluna de direção com regulagem em altura, alarme anti-furto, brake light traseiro, protetor de cárter, sistema de imobilização do motor, trava de segurança suplementar nas portas traseiras (trava para crianças), espelhos retrovisores externos com cobertura na cor do veículo, dobrável, parachoques dianteiro e traseiro na cor da carroceria, e vidros verdes com para-brisa laminado também estão disponíveis. As rodas são de aço de 14" com calotas integrais na cor prata.
Equipado com a motorização 1.4, a versão LT adiciona ainda faróis com máscara negra e lente decorativa na cor Ice Blue, lanternas traseiras com lente escurecida, além de rodas de aço de 15" com calotas integrais na cor prata.
Por fim, a versão LTZ, topo de linha, oferece ainda faróis de neblina dianteiros, vidros traseiros e espelhos retrovisores com controle elétrico, computador de bordo com 5 funções: (consumo médio, velocidade média, autonomia, temperatura externa e tempo de viagem) e rodas de alumínio - 15" - com acabamento diamantado.
No quesito acessórios, o Chevrolet Prisma 2013 oferece comodidades como opcional câmera de ré para o sistema My Link, DVD de encosto de cabeça, banco de couro, pedaleira esportiva, friso com inserto cromado e lâmpadas para lanternas e faróis na configuração Effect Blue.
Seguindo a tendência de customização dos veículos conforme o perfil de cada cliente, o novo Prisma oferecerá kits de personalização interna para a acessorização do modelo por meio de adesivos e apliques temáticos a serem escolhidos ou até mesmo criados pelo cliente. A ação é viabilizada por meio de uma parceria entre a GM e a empresa 3M.
"Este é um produto que expressa orgulho, sucesso e emoção por meio de características que o diferenciam dos demais, tais como o design diferenciado de sedã esportivo não-tradicional, tecnologia de conectividade, conforto e acabamento interno", explica o diretor geral de Marketing, Vendas e Pós-Vendas da General Motors do Brasil, Santiago Chamorro. Voltado para um público ávido por inovação, design, prestígio criação de tendências, o modelo conta ainda com uma marca reconhecida.
"A marca Prisma é uma marca já estabelecida no mercado e, apesar de ter seis anos, já conta com um índice de lembrança espontânea próximo de marcas com muito mais tempo de vida. O modelo sempre manteve uma imagem positiva sendo associado à qualidade, ótimo custo-benefício, conforto e segurança", destaca Chamorro lembrando ainda que o modelo foi líder de mercado no seu segmento (compactos sedan com motorização acima de 1.0) desde o seu lançamento até 2012, só perdendo a liderança para o Cobalt, no seu lançamento.


MyLink: sistema inédito traz dois novos aplicativos


Para o Chevrolet Prisma 2013, a tecnologia conectividade que conquistou o público com o sucesso do Onix, agora está ainda mais atrativa. O sistema multimídia MyLink – "Bring Your Own Media", que permite ao usuário trazer suas músicas, fotos, vídeos e aplicativos do celular para dentro do veículo, além de fazer ligações telefônicas via Bluetooth por meio da tecnologia HFT (Hands Free Telephone), e permitir ao usuário configurar algumas funções do veículo de acordo com as suas preferências, agora conta com dois novos aplicativos além do Stitcher, disponível no Onix. São eles o TuneIn e o BringGo.
Com o primeiro, é possível que usuários sintonizem mais de 70 mil estações de rádio em todo o mundo via Internet. O aplicativo é de fácil uso e permite a pesquisa das estações por nome, localidade, idioma, país, estilo musical ou categoria (música, esporte, noticias, etc.). Já o BringGo fornece ao motorista um sistema de navegação completo com mapas 3D. O aplicativo também inclui pontos de interesse, como, por exemplo, restaurantes, hotéis, postos de gasolina, entre outros.
O MyLink se destaca por sua interface intuitiva e de fácil navegação, a qual faz uso de uma tela LCD touch screen de sete polegadas. Por meio do sistema, é possível controlar algumas configurações funcionais do carro, como avisos sonoros de faróis ligados, acionamento do limpador traseiro, travamento automático das portas, entre outros. Outra comodidade viabilizada pelo sistema está na possibilidade de o usuário distribuir o som ambiente do rádio de forma independente em cada uma das caixas de som das quatro portas, além da importação de demais informações tradicionais do celular como, agenda de contatos e histórico de chamadas. À parte de todas estas funcionalidades, o sistema executa funções tradicionais de rádio AM/FM com leitor de áudio para arquivos MP3/WMA.