Marco histórico: GM atinge produção de dois milhões de veículos em Gravataí (RS)

MARCO HISTÓRICO: GM ATINGE PRODUÇÃO DE DOIS MILHÕES DE VEÍCULOS EM GRAVATAÍ (RS)

Unidade alcança a marca com 12 anos de existência. Veículo histórico que saiu da linha de montagem foi uma unidade do Onix hatchback.

Marco histórico: GM atinge produção de dois milhões de veículos em Gravataí (RS)

Unidade alcança a marca com 12 anos de existência

Veículo histórico que saiu da linha de montagem foi uma unidade do Onix hatchback

Gravataí (RS) – Ao rodar a linha de montagem daquela que é considerada sua fábrica mais moderna e produtiva em todo o Hemisfério Sul, na manhã desta quinta-feira (13/12/2012), a General Motors do Brasil fez história na indústria automotiva e registrou um marco igualmente relevante no desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul: a produção dos dois milhões de veículos na unidade de Gravataí (RS).

O veículo símbolo da produção histórica dos dois milhões de veículos foi um Chevrolet Onix LTZ, cor “Vermelha Pepper”, que saiu da linha de montagem exatamente às 10:45 horas. Colaboradores da fábrica, convidados e integrantes da diretoria da GM participaram do registro do feito. O Onix havia sido apresentado ao público e lançado no mercado brasileiro em outubro último.

Expansão e produção aceleradas

“O dia de hoje é um marco para a GM do Brasil. Não estamos falando apenas de um número de produção, mas sim de toda uma história que envolve muitos colaboradores que hoje atuam nesta fábrica, que apresenta resultados que nos dão a certeza de que o nosso futuro será ainda mais promissor”, destaca a presidente da GM do Brasil, Grace Lieblein.

A fábrica da GM em Gravataí completou neste ano de 2012, 12 anos desde sua instalação no Rio Grande do Sul - em 20 de julho de 2000 -, sendo a primeira da GM do Brasil alocada fora do Estado de São Paulo. Atualmente a unidade produz os modelos Chevrolet Onix e Celta, dois dos veículos mais vendidos da marca no País.

Situada em um parque junto a outras 19 empresas que fornecem componentes e sistemas para o processo produtivo da GM – os chamados “sistemistas” -, a fábrica integra o Complexo Industrial Automotivo de Gravataí (Ciag), modelo de operação fabril para diversas companhias em todo o mundo, em especial, a cadeia automotiva.

Este marco de produção ocorre pouco mais de dois anos após a fábrica produzir seu carro “1 milhão”, em maio de 2008. Não bastasse o ritmo acelerado da linha de montagem da unidade, é pertinente destacar que neste intervalo de tempo – mais especificamente entre junho de 2010 e o final deste ano de 2012 – a fábrica passou pelo seu segundo ciclo de expansão, o chamado Projeto Onix, que absorveu um investimento de R$ 1,4 bilhão.

O projeto – o primeiro na história da GM do Brasil a também batizar um modelo, o Chevrolet Onix – envolveu a ampliação e modernização de toda a fábrica com foco voltado para a ampliação final de sua capacidade instalada bem como o início da produção dos novos modelos. “Gravataí hoje representa nossas melhores operações e práticas. É uma unidade que desde o seu planejamento, antes de sua implantação efetiva, foi pensada para ser uma fábrica inovadora. Os números e os feitos por ela atingidos nos demonstram que este é um projeto exitoso”, avalia o vice-presidente da GM do Brasil, Marcos Munhoz.

Fábrica modelo global

Foram pouco mais de 24 meses entre os anos de 2010 e 2012 destinados à ampliação da unidade dentro do chamado Projeto Onix e os processos complementares para a validação do novo produto. Especificamente no caso da fábrica da GM, a ampliação adicionou 74 mil novos metros quadrados de área útil aos antigos 216 mil metros quadrados da unidade. Esta expansão física foi realizada visando não somente à adaptação e modernização da linha de montagem em vistas à produção do Chevrolet Onix, mas ainda à ampliação de sua capacidade instalada de produção, passando de 230 mil unidades/ano para até 380 mil unidades/ano, número este que poderá ser atingido à medida em que, gradativamente, o Onix ganhar volume de produção, conforme sinalização do mercado.

“Tivemos o desafio de conciliar as obras de ampliação, o recebimento de novas máquinas e sistemas e milhares de trabalhadores atuando simultaneamente, ao mesmo tempo em que mantivemos a fábrica funcionando plenamente, sem interrupção e com elevado nível de produtividade. E fomos exitosos”, destaca o diretor de operações da GM Gravataí, Camilo Ballesty, responsável pela execução do projeto.

Entre as principais áreas da fábrica - Estamparia, Funilaria, Pintura e Montagem Geral –, as duas primeiras concentraram a maior parte dos investimentos e ampliações.

Na área de Estamparia, uma nova e moderna linha de prensas foi instalada paralelamente às outras duas já existentes. No que diz respeito à tecnologia, a instalação de 450 novos robôs no prédio que comporta a funilaria, dão um pouco da dimensão da qualidade e modernidade do projeto que, assim como a área de pintura, recebeu novas linhas automatizadas e equipamentos de última geração “state of the art”.

Na linha de montagem geral, a dinâmica “just in time” de abastecimento de peças e componentes foi ainda mais otimizada com a implementação do “Set Part System” - ou SPS, processo por meio do qual os componentes de tapeçaria são dispostos em gôndolas flexíveis que acompanham individualmente cada veículo montado ao longo da linha. Com isso, é minimizado o tempo empregado para o encaixe das peças em módulos seqüenciais, há maior precisão e organização na montagem de veículos com diferentes versões e combinações de equipamentos e recursos, além conceder mais agilidade no processo.

Uma nova estação de “Marriage” (onde ocorre o acoplamento do motor ao carro) baseada no sistema “Flexible Drive System” também foi implementada, contribuindo significativamente para a melhor ergonomia dos operadores.

No que diz respeito aos sistemistas, o Projeto Onix promoveu a integração de duas novas empresas no Ciag (Denso e Android), além da ampliação de 40% da área útil ocupada pelos mesmos, adicionando 95 mil novos metros quadrados.

Paralelamente ao desenvolvimento e ampliação da fábrica para receber o Onix, o conceito de preservação do meio ambiente, um dos pilares mais expressivos de atuação da GM do Brasil em seus mais de 87 anos de história, foi outro ponto de evolução dentro da unidade de Gravataí. Desde o último mês de agosto, a fábrica tornou-se a primeira unidade fabril da companhia no país a reciclar nada menos que 100% dos resíduos industriais gerados a partir do seu processo produtivo.

Alguns marcos da GM Gravataí:

17/03/1997 – Anúncio do município de Gravataí como sede do Complexo da GM

20/07/2000 – Inauguração oficial do Complexo Industrial Automotivo de Gravataí (Ciag)

02/09/2000 - Lançamento do Chevrolet Celta

20/05/2005 - Produção do Celta 500.000

01/10/2006 – Lançamento do Chevrolet Prisma

20/05/2008 – Produção do carro “um milhão”

09/06/2010 – Início oficial das obras do Projeto Onix

27/08/2010 – Produção de 1,5 milhão de veículos

30/10/2012 – Lançamento do Chevrolet Onix Hatchback

13/12/2012 – Produção do carro “dois milhões”

General Motors Company e seus parceiros produzem veículos em 30 países e a empresa ocupa posição de liderança no maior mercado automotivo do mundo, além de ser o que mais rápido cresce. As marcas da GM incluem Chevrolet e Cadillac, além de Baojun, Buick, GMC, Holden, Isuzu, Jiefang, Opel, Vauxhall e Wuling. Mais informações a respeito da empresa e suas subsidiárias, incluindo OnStar, um líder global em segurança veicular, proteção e serviços de informação, podem ser encontradas em http://www.gm.com

No Brasil a GM fabrica e comercializa veículos com a marca Chevrolet há 87 anos. Em 2011 a Chevrolet vendeu no país 632.219 veículos. A companhia tem três Complexos Industriais que produzem veículos em São Caetano do Sul e em São José dos Campos, ambos em São Paulo, além de Gravataí (RS). Conta ainda com unidades em Mogi das Cruzes (produção de componentes estampados), Sorocaba (Centro Logístico Chevrolet) e Indaiatuba (Campo de Provas), todas em SP, além de um moderno Centro Tecnológico de Engenharia e Design, em São Caetano do Sul (SP), com capacidade para desenvolvimento completo de novos veículos. A subsidiária brasileira é um dos cinco centros mundiais na criação e desenvolvimento de veículos, nos campos da engenharia, design e manufatura. Mais informações podem ser encontradas no site http://media.gm.com/brasil e Twiter:www.twitter.com/GMBPress.