GM e FEI fazem parceria no programa global PACE

GM E FEI FAZEM PARCERIA NO PROGRAMA GLOBAL PACE

Objetivo é aprimorar o desenvolvimento profissional dos futuros engenheiros já na própria universidade.
Esta é a segunda universidade brasileira apoiada pela GM

GM e FEI fazem parceria no programa global PACE

São Caetano do Sul (SP) – A General Motors do Brasil e a FEI – Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros – firmaram, nesta terça-feira (25/09/2012), no campus daquela universidade, em São Bernardo do Campo (SP), uma parceria para a inclusão da instituição no programa global PACE – Partners for the Advancement of Collaborative Engineering Education ou Parceiros pelo Avanço da Educação da Engenharia de forma Colaborativa. Esta é a segunda universidade brasileira apoiada pela GM – a primeira, desde 2005, foi a Poli, a Escola Politécnica da USP – Universidade de São Paulo.

“Temos grande satisfação em incluir a FEI no PACE, o programa global da GM, que tem como objetivo principal colaborar para o desenvolvimento do setor automotivo na formação de mão-de-obra qualificada e atualizada com as mais modernas tecnologias utilizadas”, destaca a engenheira e executiva Grace Lieblein, que preside a General Motors no Brasil há mais de um ano.

O programa PACE possibilitará aos alunos da FEI, nos cursos de engenharia, um treinamento em seis salas equipadas com cerca de 200 estações de trabalho.

Participaram do evento de anúncio da parceria, além da Grace Lieblein, o padre Theodoro Peters, presidente da FEI, o professor doutor Fábio do Prado, Reitor do Centro Universitário da FEI, e Pedro Manuchakian, engenheiro oriundo daquela universidade - onde se formou em 1968 - que atualmente ocupa o cargo de vice-presidente de Engenharia da GM da América do Sul, onde trabalha há mais de 41 anos.

Manuchakian acentua que o programa Pace traz benefícios para um aprendizado mais avançado dos estudantes e também para a GM que, no futuro, “poderá contar com estes profissionais qualificados”.

Para o padre Theodoro Peters, presidente da FEI, a parceria com a GM é uma enorme contribuição para os esforços do Centro Universitário em formar profissionais aptos a produzir tecnologia e inovações para o crescimento do Brasil. “O programa PACE é um alto credenciamento para a FEI e para os nossos alunos terem ainda mais contato com as mais avançadas tecnologias da área automotiva”, afirma.

O programa PACE

O programa PACE é o resultado da parceria da GM com empresas fornecedoras de softwares e hardwares, como Autodesk, HP, Oracle e Siemens PLM Sofware. Ele propicia a formação de mão-de-obra mais qualificada pois aplica as ferramentas de Computer Aided Design (CAD), Computer Aided Manufacturing (CAM) e Computer Aided Engineering (CAE) desde a universidade. Estes são os sistemas digitais utilizados na concepção, projetos e manufatura de veículos na indústria automotiva.

A GM e estas empresas utilizam suas operações globais para apoiar instituições acadêmicas escolhidas estrategicamente em todo o mundo, para desenvolver a indústria automotiva com o conceito de Product Lifecycle Management (PLM), que se preocupa com os aspectos do veículo desde a sua conceituação de design, passando pelas etapas de produção e venda, até o final do ciclo de vida do produto.

A General Motors Company e seus parceiros produzem veículos em 30 países e a empresa ocupa posição de liderança no maior mercado automotivo do mundo, além de ser o que mais rápido cresce. As marcas da GM incluem Chevrolet e Cadillac, além de Baojun, Buick, GMC, Holden, Jiefang, Opel, Vauxhall e Wuling. Mais informações a respeito da empresa e suas subsidiárias, incluindo OnStar, um líder global em segurança veicular, proteção e serviços de informação, podem ser encontradas em http://www.gm.com.

No Brasil a GM fabrica e comercializa veículos com a marca Chevrolet há 87 anos. Em 2011 a Chevrolet vendeu no país 632.219 veículos. A companhia tem três Complexos Industriais que produzem veículos em São Caetano do Sul e em São José dos Campos, ambos em São Paulo, além de Gravataí (RS). Conta ainda com unidades em Mogi das Cruzes (produção de componentes estampados), Sorocaba (Centro Logístico Chevrolet) e Indaiatuba (Campo de Provas), todas em SP, além de um moderno Centro Tecnológico de Engenharia e Design, em São Caetano do Sul (SP), com capacidade para desenvolvimento completo de novos veículos. A subsidiária brasileira é um dos cinco centros mundiais na criação e desenvolvimento de veículos, nos campos da engenharia, design e manufatura. Mais informações podem ser encontradas no site http://media.gm.com/brasil e Twitter:www.twitter.com/GMBPress

A FEI- www.fei.edu.br - Mantido pela Fundação Educacional Inaciana "Pe. Sabóia de Medeiros", o Centro Universitário da FEI agrega as antigas marcas históricas de ensino superior de São Paulo: Faculdade de Engenharia Industrial, Escola Superior de Administração de Negócios e a Faculdade de Informática. Com campi em São Bernardo e São Paulo, o Centro Universitário da FEI oferece os cursos de graduação em Administração, Ciência da Computação e Engenharia nas áreas de Automação e Controle, Civil, Elétrica com ênfase em Eletrônica, Computadores e Telecomunicações, Mecânica, Mecânica com ênfase em Automobilística, Materiais, Química, Produção e Têxtil, além de cursos de especialização, aperfeiçoamento e extensão, ministrados pelo Iecat (Instituto de Especialização em Ciências Administrativas e Tecnológicas). Além destes cursos, a FEI oferece pós-graduação stricto sensu (mestrado) em Administração, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e doutorado em Administração. Há também o IPEI (Instituto de Pesquisas e Estudos Industriais), responsável pela interação da FEI com o setor produtivo. A FEI é filiada à ABRUC (Associação Brasileira das Universidades Comunitárias).


CONTATO (s):

General Motors do Brasil
Carlos Augusto Pereira de Souza
Telefones: (11) 4234-6282 / 9-9973-8185
E-mail: carlos.souza@gm.com

FEI / Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo / E-mail: msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Luciana Silva / E-mail: luciana@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 / 9-7204-1921