Camaro 2014 - O ícone da esportividade, agora com design renovado

Chevrolet Camaro 2014, um ícone da esportividade, chega ao Brasil com design renovado

Chevrolet Camaro 2014, um ícone da esportividade, chega ao Brasil com design renovado

· Motor Chevrolet V8 6.2L Small Block, oferece 406 cv de potência
· Transmissão GR6 sequencial automática de seis velocidades permite a troca de marchas por meio de botões no volante "Paddle Shift"
· Modelo traz muita tecnologia e conectividade com o sistema Chevrolet MyLink
· O sistema HUD projeta informações como velocidade no para-brisa para deixar a condução ainda mais esportiva e segura

 

SÃO CAETANO DO SUL -

A Chevrolet, marca que detém a linha mais completa de veículos do mercado brasileiro, traz o Camaro linha 2014 com um design renovado. O consagrado motor V8 6.2L Small Block e a transmissão de seis velocidades GR6, compõem um conjunto de muita performance e grande sucesso. O esportivo chega ao mercado brasileiro em novembro e tem previsão de vendas para o final do próximo mês exclusivamente na versão topo de linha SS.

"É um ícone mundial, um sonho sobre rodas, um carro que desperta a paixão em todos que o dirijam ou simplesmente olhem para ele", destaca Marcos Munhoz, vice-presidente da General Motors do Brasil.

Design renovado na linha 2014

O Camaro 2014 apresenta uma evolução do design, sem perder o conceito original que retrata a herança de sua primeira geração, produzida de 1967 a 1969. Ele apresenta um nova e maior grade frontal, que favorece o fluxo de ar. A adição de saída de ar no capô, melhora a exaustão de calor, e o novo parachoque compõe o visual da frente do Camaro. Novo difusor de ar e aerofólio que foram otimizados em túnel de vento, e nova lanterna, compõem o design da traseira do superesportivo.

Só o Camaro 2014 te oferece performance e esportividade em grande sucesso


Internamente o Camaro manteve sua identidade, os bancos com regulagem elétrica, e as laterais das portas com iluminação em LEDs na cor ice blue garantem a esportividade e dão um toque de sofisticação. Os mostradores do painel e a projeção de dados no para-brisa com nova coloração, bem como os mostradores no console central, apresentam um visual retrô e sofisticado ao mesmo tempo.

"Renovar o design do Camaro, ícone da esportividade da marca Chevrolet, que possui um design tão bem resolvido, foi um grande desafio", comenta Carlos Barba diretor executivo de design da GM do Brasil.

Design interior - As portas laterais do modelo 2014 do Camaro recebem iluminação em LEDs na cor ice blue


Tecnologia Powertrain

Além da elevada potência e torque, o motor do Camaro oferece muita tecnologia. Ele é equipado com o sistema AFM (Active Fuel Management) ou desligamento automático dos cilindros. Em velocidades de cruzeiro, como em uma viagem tranquila por uma estrada, o sistema de gerenciamento do motor comanda o desligamento de parte dos cilindros, da injeção de combustível, e o fechamento das válvulas de admissão e escape, utilizando uma válvula eletrônica, que atua sobre o comando hidráulico dos tuchos, comandando o fechamento das válvulas. Isso garante maior eficiência energética, reduzindo o consumo de combustível.

A tecnologia do motor Chevrolet Small Block V8 6.2L não para por aí. O motor possui comando de válvulas continuamente variável, que aumenta a oferta de torque e potência dentro da faixa de rotação. As válvulas de admissão e escape possuem massa reduzida em função da haste ser oca, favorecendo o aumento da rotação do motor. O módulo de gerenciamento é desenvolvido e calibrado pela Chevrolet (sistema "S2"), o que permite controle preciso e maior integração com o veículo, garantindo assim uma melhor experiência ao dirigir.

Camaro 2014 - Motor V8 6.2L Small Block, oferece 406 cv de potência


Em conjunto com os 406 cv de potência do motor e 56,7 kgfm de torque, trabalha a transmissão sequencial/automática de seis velocidades GR6, exclusiva da versão SS. Com ela, o motorista pode desfrutar do conforto da qualidade das trocas de marchas no modo automático, que são extremamente rápidas e fluídas, e também trocas manuais e mais esportivas por meio de borboletas atrás do volante "Paddle Shift.

Diversão ao dirigir

Dentro de um Camaro a experiência é única, desde o momento que se a aciona a partida, ouvimos o som grave característico do motor V8 6.2L Small Block. O painel de instrumentos e os diversos mostradores do console se iluminam, ganhando vida e complementando a experiência de dirigir o Camaro esportivo.

Utilizando os seletores no "Paddle Shift", é possível fazer trocas de marchas mais esportivas, sem a necessidade de tirar as mãos do volante. O sistema utilizado no Camaro, desenvolvido pela Chevrolet, possui um requinte de software e calibração, que permite fazer uso do "Paddle Shift" com o seletor na posição "D" Drive.

Troque as marchas sem tirar as mãos do volante com os seletores Paddle Shift do Camaro 2014


O Camaro oferece controle eletrônico de tração e de estabilidade, que atua sobre os freios, e auxilia o motorista em uma direção mais segura. É possível desativar ambos os sistemas. Pressionando-se o botão apenas uma vez, ele desabilita o controle de tração, e pressionando novamente, o controle de estabilidade entra no modo "Dinâmico", permitindo uma condução mais esportiva sem tantas intervenções, mas mantendo o elevado nível de segurança. Trabalhando em conjunto com o sistema eletrônico de tração o Camaro conta também com controle de tração mecânico, que utiliza diferencial traseiro de escorregamento limitado (LSD).

Direção elétrica progressiva, possibilita maior segurança em altas velocidades e menor esforço em manobras a baixa velocidade, tornando o carro mais seguro e confortável para o uso no dia-a-dia.

Ao contrário de seus concorrentes em outros mercados, o Chevrolet Camaro vem equipado com suspensões independentes nos dois eixos. Tanto na dianteira quanto na traseira o Camaro utiliza suspensão do tipo Multilink, com barras estabilizadoras nos dois eixos.

Outro item importante que aumenta a flexibilidade de uso do Camaro, é o fato do motor ter sido calibrado para utilizar a gasolina brasileira.

Para assegurar a estabilidade, o superesportivo vem equipado com rodas de alumínio de 20 polegadas de tala 8' na dianteira e 9' na traseira. Calçando as rodas estão os pneus de medida 245/45 ZR20 na dianteira e 275/40 ZR20 na traseira.

O superesportivo vem equipado com rodas de alumínio de 20 polegadas de tala 8' na dianteira e 9' na traseira.


O conjunto de rodas e pneus deixa à mostra os enormes discos de freios (com 35,5 cm de diâmetro e 3,2 cm de espessura na dianteira e 36,5 cm de diâmetro e 2,8 cm de espessura na traseira) e as pinças Brembo – marca italiana reconhecida mundialmente por equipar carros de F1, de seis pistões na dianteira e quatro na traseira.

Tecnologia a serviço do motorista, o Camaro 2014 recebe MyLink

O Camaro a partir do ano modelo 2014 recebe exclusivo sistema de multimídia Chevrolet MyLink, que permite ao usuário trazer suas músicas, fotos, vídeos e aplicativos do celular para dentro do veículo, além de fazer ligações telefônicas via Bluetooth por meio da tecnologia HFT (Hands Free Telephone), e permitir ao usuário configurar algumas funções do veículo de acordo com as suas preferências.

Os usuários que desejarem utilizar os aplicativos precisam fazer o download do aplicativo em um smartphone compatível com o MyLink, por meio de lojas como App Store e Google Play. Além dos atributos conhecidos, como tela touch screen, de sete polegadas, MP3, USB, entrada auxiliar, Bluetooth, também conta com reconhecimento de voz para agenda e ligações telefônicas. Outras novidades: comandos de voz para navegação e áudio, configurações do veículo, câmera de ré integrada, e função áudio streaming, utilizando o aplicativo Stitcher.

Tecnologia a serviço do motorista, o Camaro 2014 recebe MyLink


Outra comodidade viabilizada pelo sistema é a possibilidade de o usuário distribuir o som ambiente do rádio de forma independente em cada uma das caixas de som das quatro portas, além da visualização de informações tradicionais do celular, como, agenda de contatos e histórico de chamadas. Além de todas estas funcionalidades, o sistema executa funções tradicionais de rádio AM/FM com leitor de áudio para arquivos MP3/WMA.

O sistema de áudio ainda conta com um sistema premium sound de 245 watts, da Boston Acoustics que conta com nove alto-falantes. O Camaro também oferece travas elétricas das portas e vidros com acionamento do tipo “one touch” tanto para o motorista quanto para o passageiro.

Um outro item muito importante é o Heads-Up Display (HUD), um sistema que projeta algumas informações no para-brisa do veículo. A ideia é a de que, em um veículo superesportivo, o motorista não desvie o olhar da estrada, por isso as informações ficam projetadas diretamente para-brisa. O HUD nasceu em projetos militares que a GM executou para as forças armadas norte-americanas. Dentre as informações projetadas, o motorista pode visualizar a velocidade, rotação do motor, temperatura externa, entre outros. O condutor ainda pode personalizar a altura e a intensidade das imagens.

Cores e Acessórios

O modelo superesportivo será comercializado nas cores: amarelo (lemon peel), vermelho (pull me over), preto e branco (Summit) com os seguintes acessórios: adesivos de capô, Insulfilme, filme segurança, capa protetora e rede para objetos no porta malas.

Superesportivo recebe novo difusor de ar, aerofólio e nova lanterna


A história do ícone

A primeira geração do Camaro foi apresentada em 1966, já como modelo 67. Ele começou a ser vendido nos Estados unidos em 29 de setembro de 1966. Ele teve até oito diferentes opções de motor. Duas delas, de seis cilindros em linha e as outras seis todas V8, partiam de 3.8 litros e chegavam até impressionantes 7.0 litros, sendo este último oferecido pela rede de concessionários. Ele era comercializado em três diferentes versões, Sport Coupe, RS, SS, além da edição especial Z28, mais esportiva ainda. Em seu primeiro ano de vida, o Camaro vendeu 220.906 carros. A primeira geração do Camaro foi vendida até 1969, totalizando quase 700.000 esportivos vendidos em apenas três anos de venda. Um verdadeiro sucesso.

A segunda geração foi introduzida em fevereiro de 1970 e foi produzida até o modelo de 1981. Ela chegava com um novo visual, com influência europeia, ainda mais marcante para a época, que ainda receberia mais 3 alterações estéticas nesta geração. Em relação a primeira geração, o Camaro foi fortemente remodelado, ficando maior e com um novo estilo. O esportivo ainda era vendido em três diferentes versões, a RS, SS e Z28. Esta última, foi descontinuada com o ápice da crise do petróleo, no final de 1974, mas voltaria com força total, em 1977. A segunda geração do Camaro estreou, em 1980, um novo motor: o V6 de 3.8 litros, em substituição ao de seis em linha, de 4.1 litros.

Em 1982, a Chevrolet apresentava a terceira geração do Camaro. Totalmente remodelada, e inaugurava também a era dos motores com injeção eletrônica de combustível.

Na quarta geração lançada em 1993, Chevrolet Camaro recebeu novo exterior, interior e o consagrado motor V8 "LT1" de 279cv. Novas transmissões manual e automática de 6 velocidades, duplo air bag, controle de tração, entre outros marcaram a essa geração.