O carro esportivo Chevrolet Camaro é o herói no novo filme da série Transformers pela quarta vez seguida

Camaro é o herói no novo filme da série Transformers

• “Transformers: A Era da Extinção”, que estreia dia 17 de julho no Brasil, é o quarto episódio da franquia
• Personagem Bumblebee foi ‘reestilizado’ para ficar com visual futurista
• Também vendidos no Brasil, modelos Sonic e Tracker foram incluídos no elenco


SÃO CAETANO DO SUL
- O Chevrolet Camaro encarna mais uma vez o personagem Bumblebee, que retorna às telas do cinema a partir do dia 17 de julho com a estreia nacional de “Transformers: A Era da Extinção”, quarto episódio da franquia dirigida por Michael Bay. Para protagonizar mais uma vez o herói, o carro esportivo passou por uma remodelação exclusiva, feita por designers da própria GM a pedido dos produtores do filme. O objetivo foi deixar o Bumblebee com visual futurista.

A equipe projetou uma nova frente e uma carroceria ligeiramente mais larga para o cupê esportivo, que, assim, ganhou também musculatura e linhas mais agressivas.

“Estar em um filme de abrangência internacional é, sem dúvida, uma grande oportunidade para a GM mostrar seu potencial em design”, destaca Ed Welburn, vice-presidente Global de Design da General Motors.

Esta será a quarta participação do Camaro na série Transformers. A parceria, iniciada em 2007, está sendo extremamente positiva para a imagem do carro, que, nos últimos quatro anos, passou a liderar as vendas em seu segmento em diversos mercados.

“O fato de modelos Chevrolet protagonizarem heróis no filme também vem colaborando para o aumento da popularidade destes veículos, principalmente entre o público jovem”, conta Tim Mahoney, diretor global de marketing da Chevrolet.

Mas como um Transformer nunca enfrenta seus inimigos sozinho, o herói Bumblebee contará com a ajuda de outros carros da marca Chevrolet. Entre eles o Sonic e o Tracker, que são igualmente comercializados no mercado brasileiro, além do novo Corvette Stingray. Todos esses podem ser vistos no filme caracterizados de robôs também.

Além de fornecer veículos para a produção, a GM disponibilizou algumas de suas instalações nos EUA como sets de filmagem. Entre elas o Centro de Design de Warren, o campo de provas de Milford e a fábrica de Lansing Grand River.

No mês passado o Camaro ganhou mais uma versão no mercado brasileiro, a conversível, que, assim como o cupê, tem motor V8 de 406 cavalos, transmissão automática de seis marchas e uma extensa lista de equipamentos de série.

Veja a evolução do Bumblebee ao longo da franquia:

Transformers (2007)

No primeiro filme da série, Bumblebee passa por sua maior mudança. Ele começa como um Camaro 1977 amarelo, usado, de segunda geração, repleto de ferrugens e manchas pela carroceria. Mas, no decorrer da trama, o personagem se transforma em um Camaro de última geração.

Um fato curioso é que o filme estreia em julho de 2007, aproximadamente dois anos antes do lançamento do modelo no mercado americano.

Para as gravações, a GM construiu um carro especial, baseado no conceito exibido cerca de um ano antes em salões internacionais.

Transformers: A Vingança do Derrotados (2009)

O segundo filme da série Transformers estreou nos cinemas apenas alguns meses após a quinta-geração do Camaro chegar às lojas. Mas, no cinema, o Bumblebee apareceu levemente modificado em relação ao cupê original, com faixas pretas sobre o capô, entrada de ar extra para refrigerar o motor e para-choque dianteiro personalizado.

O papel de protagonista em Transformers colaborou para que o novo Camaro se fixasse como um dos esportivos mais famosos e desejados do mundo.

Transformers: O Lado Oculto da Lua (2011)

Em “Transformers: O Lado Oculto da Lua”, Bumblebee foi promovido à versão SS, ganhou um novo tom de amarelo e diferentes faixas decorativas. Já as rodas e as capas dos retrovisores externos receberam pintura escura.

A Chevrolet lançou logo depois uma série limitada do carro ao público com decoração semelhante ao do modelo cinematográfico.

Transformers: A Era da Extinção (2014)

No novo filme, o diretor Michel Bay pediu a designers da GM que remodelassem o Bumblebee, para que o carro ficasse com o visual mais agressivo e musculoso.

O resultado foi um modelo concebido exclusivamente para as filmagens, com aparência futurista. Destacam-se o conjunto óptico totalmente redesenhado e os para-lamas alargados.