One World Futbol é uma iniciativa que leva o esporte mais democrático à lugares mais pobres
  • g+1

Bate bola sem fim

O futebol é provavelmente o esporte mais praticado no mundo. E é com certeza o mais democrático. Com praticamente qualquer objeto circular ou próximo dessa forma, improvisado, um terreno quase plano, meia dúzia de crianças e quatro objetos pra marcar um golzinho de cada lado, começa o jogo. E tão fácil quanto começa ele termina quando a bola improvisada se estraga. É assim em muitos lugares pobres e foi observando essa situação que nasceu a iniciativa One World Futbol.

Tim Jahnigen estava assistindo televisão quando viu um grupo de garotos refugiados de zonas de conflito jogando futebol com uma bola que eles mesmos tinham feito, usando como matéria prima lixo amarrado com barbante. Tim, impressionado, pensou imediatamente que essa gente de tanta fibra merecia algo melhor, uma bola indestrutível. E assim ele fez: criou uma bola que, mesmo furada, não para de quicar e não perde a forma, não murcha, resiste a qualquer temperatura. E, para o feito, buscou parceiros, tendo encontrado em Sting e na Chevrolet o esforço necessário para fazer do sonho uma ação global. Vale acessar o link para conhecer o projeto: http://www.oneworldfutbol.com/.

E uma aproximação ainda maior com o futebol tornou-se, neste ano, alvo de grande empenho da Chevrolet, com o fechamento de vários patrocínios. No futebol internacional, a gravata borboleta da marca está estampada simplesmente na camisa do Manchester United, um dos times mais vitoriosos da história. A associação rendeu um estupendo vídeo, que brinca com passado, presente e futuro ao mostrar a trajetória de torcedores rumo ao estádio Old Trafford, como se atravessassem todas as décadas de sua história – e também passando por todas as camisas –, desde a fundação em 1º de janeiro de 1878. Vale muito a pena ser visto:
https://www.youtube.com/watch?v=MQLMeywyy7g.

E no Brasil, claro, eles não deixariam de estar junto ao futebol, não tendo ficado de fora de nenhuma das modalidades. A Chevrolet é, assim, a nova patrocinadora da Seleção Brasileira de futebol, de futsal e também de beach soccer.